loader image
Pesquisar
Close this search box.

CNH social, como ter a habilitação de graça

CNH social, como ter a habilitação de graça, leia nosso texto abaixo para descobrir!

Você sabia que pode fazer a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma 100% gratuita? É isso mesmo! Algumas pessoas têm esse direito. 

Continue lendo para saber o que é a CNH social e como solicitar a sua o mais rápido possível. 

CNH social: O que é? 

fazer cnh social

A CNH social nada mais é do que um programa de habilitações gratuito disponibilizado pelo governo, para a aquisição da primeira habilitação de muitos cidadãos brasileiros. 

Essa iniciativa teve início no Brasil, tendo em vista o valor que a CNH atinge em alguns estados. Deste modo, entendendo que grande parte da população não tem acesso a este documento, foi criada a CNH social. 

No ano de 2011, o Governo Federal deu início ao programa que tem promovido o acesso à CNH para pessoas de baixa renda. 

Aqueles que acessam a CNH social não precisam pagar nada pelas aulas e provas, assim como pelo processo de emissão do documento. 

Quem tem direito à CNH social?

A CNH social é um programa que tem como propósito dar acesso a população de baixa renda a este serviço, portanto não são todas as pessoas que podem participar do programa. 

Sendo assim, a CNH social está disponível para pessoas que correspondam a algum desses requisitos: 

  • Pessoas de baixa renda, com renda mensal bruta de até dois salários mínimos;
  • Desempregados;
  • Beneficiários do Bolsa Família; 
  • Estudantes da rede pública que possuam um rendimento escolar exemplar;
  • Agricultores rurais;
  • Ex-presidiários.

Vale lembrar ainda que a CNH social não está presente em todos os estados brasileiros, portanto, você deve conferir se o seu estado participa do programa. 

Como fazer a sua CNH de graça?

Em primeiro lugar, o cidadão que deseja entrar no programa CNH social deve fazer um cadastro no processo seletivo SEST SENAT.

Para isso, o cidadão deve conferir se existem editais abertos. Quando eles estiverem disponíveis para inscrições, basta realizá-la observando o número de vagas disponibilizadas pelos serviços de aprendizagem de transportes ou nos portais do Detran. 

O cidadão deve apenas realizar o seu cadastro nos editais disponíveis na sua região e, então, aguardar pelos resultados dos sorteios. 

No entanto, antes de realizar a sua inscrição, lembre-se de observar se você se encaixa em algum dos critérios citados anteriormente. 

Além disso, durante o processo de solicitação da sua CNH social, será necessário que você informe qual a categoria da CNH você deseja fazer, como A, B ou AB, sendo A habilitação para motocicletas, B para carros e AB para ambos. 

Depois de feita a sua inscrição nos editais, o cidadão deve aguardar pelo processo de seleção que se dá a partir de sorteios. 

Após a realização dos sorteios, você deve verificar as listas de sorteados e comprovar que se encaixa em um dos requisitos para ter acesso a CNH social. Tendo passado por estas etapas, você deve começar as aulas na instituição indicada pelo programa. 

Você encontra informações sobre os próximos editais para este programa no site do Detran, onde constam também as regras para a participação.