Você utiliza cheque especial? Então, esse texto é pra você! Leia e confira as principais vantagens e desvantagens deste serviço.

Publicidade
Cheque especial: saiba as principais vantagens e desvantagens!

O cheque especial é um serviço bancário muito popular, embora a maioria das pessoas não fique exatamente feliz quando precisa utilizá-lo. De modo geral, o cheque especial é um empréstimo pré-aprovado pelo banco ou instituição, ele fica na conta corrente do cliente.

Publicidade

Mas, muitos clientes sequer sabem que esta opção existe e está disponível tão facilmente. Mas, ainda que muitas pessoas não acreditem e defendam o contrário, o cheque especial pode ter as suas vantagens.

Em um momento de dificuldade de manter as contas em dia, por exemplo. Mas para responder melhor esta questão nós devemos analisar todas as vantagens e desvantagens que este serviço oferece aos clientes. 

Principais vantagens do cheque especial 

Cheque especial: saiba as principais vantagens e desvantagens!

Quando estamos falando sobre as vantagens que o cheque especial apresenta, é impossível não falarmos sobre a facilidade de obtenção. Para muitos clientes esta vantagem é a principal, visto que para obter outras modalidades de crédito, pode ser necessário passar por uma análise de crédito que pode demorar até dias para ser realizada. 

Já no caso do cheque especial o limite está pré-aprovado, ou seja ele já está disponível para o uso dos clientes. Portanto, em momentos de urgência ele pode ser uma alternativa bastante considerável. 

No entanto, este é um serviço que não deve ser usado de forma desmedida, se utilizado em momentos em que não existe a urgência ele pode não ser tão vantajoso para os clientes.

Além disso, ainda que ele esteja facilmente disponível, é importante que os clientes não abusem deste serviço, usando-o apenas quando de fato há a necessidade.  

Publicidade

Uma outra importante vantagem que o cheque especial oferece aos seus clientes é em relação ao modo de pagamento. O cheque especial está vinculado à conta do cliente, desta forma no momento de realizar o pagamento do valor pode ser feito em débito automático, uma vantagem e tanto, afinal quem não quer evitar a fila para pagamentos de boletos? 

Você está pensando em solicitar o cheque especial? Para saber qual o seu limite pré-aprovado basta solicitar um extrato, esta funcionalidade pode ser feita em um caixa eletrônico rápida e facilmente. 

Publicidade

De modo geral, fica bastante claro no extrato o que você possui de cheque especial e o que possui de saldo. No entanto, é importante se manter alerta na hora de realizar os saques. 

Principais desvantagens do cheque especial

Conforme você pode observar, o cheque especial pode ter as suas vantagens, mas é importante que os clientes se mantenham atentos às suas desvantagens. 

De fato, há muita facilidade para solicitar e obter o valor do cheque especial, no entanto esta facilidade pode ser também uma desvantagem. Isto porque muitas pessoas acabam se endividando por usar de forma descontrolada o limite do cheque especial. 

Por conta disso, antes de contratar qualquer serviço de crédito, é importante que o cliente realize um bom planejamento financeiro e tenha consciência dos seus hábitos financeiros, para não acabar caindo em armadilhas e em dívidas altas. 

Os juros do cheque especial não são nenhum pouco atrativos, e atualmente eles têm ficado cada vez mais perto dos juros de cartões de crédito, que por sua vez são os mais altos do mercado. 

Em média, a taxa de juros dos cheques especiais fica em torno  dos 306,9% ao ano, quando calculado o valor cobrado por diferentes instituições. No geral não é recomendado que os clientes utilizem o cheque especial a menos que não existam outras alternativas possíveis, 

Outras alternativas 

Se você precisa de crédito mas não quer ficar refém dos juros altos cobrados no cheque especial, não se preocupe pois existem algumas alternativas no mercado. 

Um exemplo são as modalidades de crédito especial, neste caso as taxas de juros ficam em torno dos 120%, menos da metade do que é cobrado no caso do cheque especial. 

Além disso, é possível encontrar crédito pessoal que cobra em média 25% de juros ao ano, no caso de aposentados e pensionistas do INSS. Outra alternativa que pode ser boa é a modalidade de empréstimos com garantia, onde as taxas de juros costumam ser mais baixas. 

Se você já solicitou o cheque especial e acabou com uma dívida, solicitar um empréstimo de outra modalidade para quitar esta dívida pode ser uma opção muito vantajosa a ser considerada. 

Vale lembrar ainda que os clientes podem cancelar o cheque especial a qualquer momento, e desativar esta opção pode impedir que você se confunda e acabe com uma dívida. 

Leia também: Saiba quem conferiu seu CPF no Serasa e SPC!

Share