As carteiras digitais são grandes aliadas em nosso dia a dia, mas você sabe como utilizá-las corretamente? Para saber leia o nosso texto completo!

Publicidade
Carteiras digitais: descubra como usar corretamente!

Com toda a certeza os bancos digitais vieram para ficar, e eles trouxeram consigo muitas novidades neste ramo, que algumas vezes podem acabar nos confundindo. 

Publicidade

Este é o caso das carteiras digitais, algo que frequentemente é oferecido pelos bancos digitais, mas nem sempre entendemos perfeitamente o que este serviço oferece e como usá-lo na prática. 

Por isso, nós preparamos este texto com uma explicação mais detalhada sobre do que se tratam as carteiras digitais e como usá-las. Confira:

Carteira Digital: o que é? 

Carteiras digitais: descubra como usar corretamente!

Faz alguns anos que os cartões de débito e crédito chegaram ao Brasil, mas recentemente este mercado tem crescido muito, principalmente por conta da tecnologia. 

Neste momento os cartões digitais têm crescido muito no mercado, principalmente por terem uma proposta de facilitar a vida dos seus usuários, acabando com as burocracias encontradas em bancos tradicionais. 

Hoje podemos encontrar uma enorme variedade de cartões e instituições financeiras e até mesmo outras marcas que oferecem a carteira digital. Mas afinal o que são carteiras digitais?

As carteiras digitais, assim como o próprio nome diz, são uma representação da sua carteira no formato digital, ou seja, é onde você guarda o seu dinheiro!

Publicidade

Então, elas servem para que você não precise usar o seu dinheiro ou cartão físico, sendo assim uma alternativa mais prática para realizar pagamentos. Com elas é possível usar o seu dinheiro, realizar pagamentos e muito mais de forma muito rápida e sem precisar carregar mais do que seu celular. 

Caso você queira saber um pouco mais sobre o funcionamento das carteiras digitais, clique aqui!

É seguro usar as carteiras digitais?

Publicidade

Muitas pessoas possuem dúvidas acerca da segurança das carteiras digitais, já que os seus dados ficam armazenados no seu celular, mas não há o que temer, a carteira digital pode ser muito mais segura do que a física, por exemplo. 

Podemos dizer que em alguns casos carregar o seu dinheiro físico em uma carteira é mais perigoso do que usar a carteira digital, pois quando seu dinheiro físico é furtado,  é quase impossível recuperá-lo, já que ele pode ser utilizado por qualquer pessoa.

Mas é claro que, ainda que esta seja uma alternativa segura, é preciso estar atento a algumas coisas ligadas à segurança dos seus dados e do seu dinheiro na carteira digital. 

A segurança dos seus dados, principalmente em ambientes virtuais, é muito importante e é preciso estar atento para as formas de proteção. 

Uma das principais formas de se proteger é cadastrando uma senha realmente forte, utilizando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Além disso, evite cadastrar senhas que utilizam datas de aniversário ou números relacionados a outros dados, ou até mesmo senhas que você costuma utilizar com uma certa frequência.

Senhas fracas podem facilitar o acesso aos seus dados bancários e também ao seu dinheiro, por isso é tão importante cadastrar uma senha forte. 

Outra dica que pode te salvar de alguns problemas é acompanhar as suas movimentações financeiras pelo aplicativo, na maioria das vezes é possível consultar extratos e analisar toda a sua movimentação apenas com alguns cliques na tela do seu celular. 

Como usar as carteiras digitais

Agora que você já sabe o que é, vamos entender melhor como você usa a carteira digital. É muito fácil e prático usá-la, você faz tudo através do seu celular, apenas com alguns cliques na tela, como dissemos anteriormente, agora nós vamos te explicar melhor como agora.

Para começar a usar, primeiro você precisa escolher entre as propostas que estão disponíveis, tendo em mente quais são as suas necessidades.

Após isso você deve realizar um pequeno cadastro que pode variar de acordo com cada carteira digital e em seguida é  só começar a usar. 

Você pode realizar compras e pagar o boleto com o saldo da sua carteira digital, realizar o pagamento de contas, recarregar seu celular, transferir dinheiro e muito mais. 

Além dessas possibilidades, algumas lojas oferecem a opção de realizar o pagamento por transferência, uma forma bastante segura de realizar compras através da internet, já que você não precisa preencher seus dados.

Um outro serviço oferecido por algumas instituições financeiras é o pagamento por QR code. Isso pode ser feito em compras presenciais, basta que um QR code do valor da sua compra seja gerado e você aponte a câmera do seu celular para a maquininha.

Essa é uma forma rápida e prática de realizar pagamentos no seu dia-a-dia, assim você não precisa usar o seu cartão de crédito ou débito nem sacar o seu dinheiro físico para realizar um pagamento. 

Certamente a carteira digital é um grande avanço tecnológico que facilita muito a vida de clientes e também de lojistas que podem pagar e receber de maneira muito rápida, sem se preocupar com a segurança dos seus dados.

Vários cartões disponíveis no mercado hoje em dia oferecem estas alternativas aos seus clientes. Como é o caso do Nubank, PagSeguro, MercadoPago, PayPal e muitos outros. 

Como funciona na prática a carteira digital

Na carteira digital do Apple Pay , por exemplo, os clientes que utilizam os smartphones da marca podem adicionar os seus cartões de crédito e débito. Após o cadastro destes dados é possível realizar pagamentos utilizando o app da Apple Pay. 

Para começar a usar este serviço é necessário abrir uma conta, ou seja, realizar um pequeno cadastro após ter instalado o app da Apple Pay no seu smartphone. Lembrando que este aplicativo só está disponível para celulares que utilizam o sistema operacional IOS. 

Mas não são só os clientes da famosa marca da maçã que possuem uma carteira digital exclusiva, a Samsung também oferece uma carteira digital para os seus clientes, a Samsung Pay. 

Para utilizá-la é preciso possuir um smartphone compatível com o aplicativo, com o app é possível realizar pagamentos por aproximação. Lembrando que é possível utilizar este serviço não apenas no celular, mas em outros produtos da marca.

No seu primeiro acesso ao Samsung Pay é preciso cadastrar os seus dados, já para realizar o cadastro dos cartões é necessário fotografar ocartão que deseja cadastrar no aplicativo. Após isso basta aceitar os termos e aproveitar!

Outra carteira digital de enorme sucesso é a Google Pay, a carteira digital do famoso site de pesquisas. O funcionamento desta carteira digital é muito semelhante às demais, sendo possível utilizá-la para pagamentos online ou em lojas físicas.

Esta carteira promete muito mais segurança para os dados dos seus clientes, em um serviço descomplicado e fácil de usar! 

Caso você esteja interessado em começar a usar a carteira digital, é só encontrar a melhor alternativa para você e começar a usá-la.  Clique no botão abaixo e saiba mais sobre as carteiras digitais!

Share