Cartão de crédito: Veja vantagens e desvantagens do parcelamento da fatura!

A situação apertou, deseja parcelar a sua fatura do cartão de crédito, mas não sabe se vale a pena? Leia nosso texto e analise os prós e contras desta situação!
Cartão de crédito: veja como parcelar sua fatura!

O cartão de crédito hoje em dia é um grande recurso que temos disponível para realizar pagamentos e compras, seja de forma online ou presencial.

Publicidade

Com ele nós podemos fazer compras à vista ou parcelado, porém o mau uso desta ferramenta pode nos trazer grandes dores de cabeça.

Nós preparamos um texto para você com diversas informações, sobre como parcelar a fatura do seu cartão de crédito, bem como, as vantagens e desvantagens ofertadas por esta possibilidade.

Parcelamento da fatura

Cartão de crédito: veja como parcelar sua fatura!

Praticamente todos os cartões de crédito oferecem a opção de parcelamento da fatura ao seu cliente.

Se você optar por parcelar a fatura do seu cartão de crédito, automaticamente, o seu limite será recalculado com base na sua dívida e ele só será liberado conforme você for pagando as parcelas que são cobradas de forma fixa.

Quando você deve fazer o parcelamento?

Isso dependerá totalmente da sua condição financeira e das suas dívidas. O parcelamento da fatura do cartão de crédito só deve ser solicitado quando você estiver com muitas dívidas, e que não tenha condições quitá-las de outra forma, a não ser pelo parcelamento.

Quando você solicitar o parcelamento da fatura, você deve tomar muito cuidado para não fazer novas dívidas e não se afundar ainda mais em dívidas.

Como fazer o parcelamento?

Publicidade

Realizar o parcelamento da fatura do seu cartão de crédito é algo muito simples, você pode usar alguns canais para fazer a solicitação, como o Internet Banking ou o aplicativo do cartão no seu celular.

Através destes canais de comunicação você pode dar entrada no pedido de parcelamento. Se preferir, também pode ir presencialmente no banco e conversar com seu gerente ou, ainda, usar o atendimento via telefone para pedir o parcelamento da fatura.

Publicidade

Assim que você solicitar o parcelamento, o valor total da sua fatura será renegociado em quantas parcelas você desejar. Lembrando que o pagamento será realizado em parcelas fixas.

Vantagens e desvantagens do parcelamento

Antes de fazer a solicitação de parcelamento da fatura do cartão de crédito, você deve estar ciente das vantagens e das suas desvantagens.

Vantagens:

  • Juros menores em relação ao crédito rotativo;
  • Cartão continua ativo;
  • Parcelas fixas;
  • Até dois anos para pagar;

Essas são algumas vantagens que você terá ao fazer a solicitação do serviço.

Desvantagens:

  • Juros altos em relação a outros empréstimos;
  • Compromete o limite do cartão;
  • Acúmulo de débitos;
  • Descontrole financeiro;

Essas são as desvantagens que você terá quando solicitar o parcelamento.

Cuidados para se tomar ao fazer o parcelamento da fatura

O principal cuidado que você deve tomar quando optar por fazer o parcelamento da fatura do cartão de crédito, será não fazer novas dívidas com o cartão, é melhor você deixá-lo de lado para não haver nenhum tipo de descontrole financeiro e, consequentemente, criar novas dívidas.

Outro fator que você deve ter muito cuidado quando fizer a solicitação é: se caso você atrasar uma parcela, o seu contrato continuará em vigor, pois muitas instituições financeiras e bancos acabam que quando seus clientes atrasam alguma parcela eles, automaticamente, cancelam o contrato de parcelamento da fatura.

Por último, mas não menos importante, você deverá observar as taxas que existem para a realização do parcelamento da fatura do cartão de crédito e analisar se realmente é a melhor opção para o seu caso.

A pergunta da vez: Vale a pena parcelar? 

Com certeza o ideal, seria você pagar normalmente a parcela do seu cartão de crédito, porém sabemos que as dificuldades financeiras existem para todo mundo, se esse parcelamento lhe ajudar a se estabilizar financeiramente ,você pode sim fazer a solicitação.

Existem outras saídas para você conseguir sair do endividamento, uma delas é o empréstimo pessoal, muitas vezes as taxas de juros dos empréstimos são mais em conta do que as do parcelamento da fatura do cartão de crédito.

Desse modo, você paga normalmente a fatura do cartão de crédito e assim você parcela o pagamento do empréstimo com taxas de juros menores.

Há ainda outra opção, o empréstimo consignado, que é para aquelas pessoas que são aposentadas ou pensionistas do INSS e também de empresas privadas. Nesta situação o valor das parcelas é descontado diretamente no seu salário ou do benefício, com juros menores.

Maneiras de evitar o parcelamento

Caso você não queira realizar o parcelamento da fatura do seu cartão de crédito, existem outras formas de reduzir o seu endividamento. 

Realizar um planejamento financeiro é uma boa forma para você maneirar nas compras excessivas e começar a prestar mais atenção nos preços dos produtos comprados. Abaixo também temos outras dicas do que você pode fazer. 

Empréstimos:

Pedir um empréstimo, muitas vezes pode ser melhor do que fazer o parcelamento da fatura do cartão de crédito, pois existem muitos tipos de empréstimos com juros e taxas muito menores do que as do parcelamento do cartão, fique ligado quanto a isso para não perder algumas oportunidades boas.

Reserva para emergências:

A reserva para emergências pode ser uma ótima opção, para quando você necessitar de algum dinheiro com emergência, seja para pagamento de algumas dívidas ou para quitar parcelamentos.

Com ela você consegue estar preparado para caso ocorra alguma situação inesperada, que poderá lhe causar grandes perdas financeiras.  Com certeza a reserva de emergências é um dos recursos do qual você não deve abrir mão.

Planejamento das finanças em geral:

Ter um planejamento das suas finanças é sempre algo muito bom, pois tendo esses dados em mãos você consegue diminuir o risco de se tornar um devedor.

Com os dados do planejamento na sua mesa, você consegue ter mais noção da sua real situação financeira e assim conseguir evitar futuras e desnecessárias dívidas.

Evite realizar compras que não foram planejadas:

Não faça compras por impulso, verifique o seu orçamento e veja o que realmente é necessário comprar, para não ter problemas futuros como um grande endividamento.

Não realizando esses hábitos ruins e  comprando conscientemente, temos certeza que você terá muito mais segurança financeira ao final de um determinado período.

Comprar no impulso é um ato de muito risco financeiro e que pode comprometer nosso orçamento mensal e determinar fatores como a necessidade de parcelamento da fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Gostou das dicas que preparamos pra você? Se você curtiu, agora basta seguí-las e não se endividar mais, assim você com certeza evitará novos parcelamento ou pedidos de empréstimos. 

Leia também: Cartões de supermercado: Confira 3 que concedem ótimos descontos!

Procurando cartão…