Deseja aumentar seu score, mas não sabe qual cartão lhe favorecerá, entre crédito e débito? Descubra agora mesmo!

Publicidade
Cartão de crédito ou débito: entenda qual a melhor opção para aumentar seu score

Geralmente, buscamos realizar compras que atendam às nossas necessidades. No entanto, muitas vezes realizamos essas compras de forma parcelada, através do recurso de crédito do cartão ou das próprias lojas.

Publicidade

Contudo, essa concessão de crédito, seja de uma loja através de um carnê, ou de uma cartão de crédito, é feita mediante uma análise criteriosa do seu CPF. Essa análise, por sua vez, geralmente gira em torno do seu score como consumidor.

Pensando nisso, hoje falaremos qual a melhor opção de compra para aumentar o seu score, e garantir que você tenha cada vez mais acesso aos recursos necessários. Continue conosco para saber mais sobre essa ferramenta da análise de crédito.

O que é o score?

Cartão de crédito ou débito: entenda qual a melhor opção para aumentar seu score

Toda vez que realizamos uma compra, e utilizamos o nosso CPF registrado na nota fiscal, nós adicionamos mais uma compra em nosso histórico como consumidor, e isso auxilia a desenvolver um perfil de consumidor mais ativo.

Além disso, toda vez que você não realiza o pagamento correto de suas compras, é aberto a empresa a oportunidade de incluir essa inadimplência no seu histórico, através dos órgãos de proteção de crédito.

Tudo isso, está atrelado ao seu score. Ele é um índice que mede a sua participação no mercado, e a partir do seu histórico como consumidor, é possível definir as probabilidades existentes de você entrar em inadimplência.

Geralmente, os órgãos de proteção de crédito que utilizam esse recurso são o SPC e Serasa. Cabe destacar que como já mencionamos, ele está atrelado a seu histórico de compra, dessa forma, quanto mais utilizar seu CPF nas compras, maior será a sua possibilidade de aumento do score.

Como posso aumentar o meu score?

Publicidade

O processo para aumentar esse índice é lento e demanda muita paciência. O principal aspecto que impacta nele é a quantidade de compras feitas, os valores atrelados e a regularidade mantida dos pagamentos.

Sendo assim, é preciso criar um planejamento de como você manterá uma regularidade do uso do seu CPF. Ele poderá ser muito agregado em compras simples do dia a dia como também, em concessões de crédito.

Publicidade

Além disso, outros serviços bancários podem auxiliar a desenvolver o seu CPF, como financiamentos e empréstimos. Cabe destacar que esses modelos de negócio realizam uma consulta ao seu score.

Embora ajude, é preciso evitar que muitas consultas sejam feitas ao seu CPF, já que isso também contribui para uma diminuição do seu score, afinal, o seu nome não possui muita credibilidade no mercado caso toda vez seja necessária uma nova consulta.

Por fim, outro aspecto que pode contribuir ainda mais para o aumento do score, como já mencionamos ontem, é a regularidade do pagamento das suas contas. Nesse ponto, não apenas as contas mensais, mas também as suas dívidas em lojas.

Com isso, é importante que o usuário nunca busque parcelar as faturas de cartão de crédito ou atrasar os pagamentos referentes aos carnês de lojas. Desse modo, priorize sempre manter suas contas em dia, evitando refinanciamentos e utilização de juros rotativos.

Usar crédito ou débito ajuda a aumentar o score?

Como já mencionamos, o score mede todas as compras feitas através do seu CPF. No entanto, o principal aspecto que se aborda nesta análise é o seu histórico de crédito. Através dele é possível verificar como o cliente mantém o seu crédito no mercado.

Desse modo, realizar pagamentos através do cartão de crédito, pode ajudar ainda mais a desenvolver seu histórico, já que cada compra feita desse modo será registrada lá. Além disso, entra naquele aspecto das faturas que já mencionamos.

Com o débito, isso não ocorre, porque o dinheiro sai direto do comprador para o vendedor. Sendo assim, não possui registro no histórico de crédito e equivale a um pagamento em dinheiro, ou seja, com pouca movimentação no seu nome.

Para utilizar de forma correta essas opções, é importante que você concentre seus gastos nos cartões de crédito e após o fim do ciclo, que você pague as faturas. Isso irá mostrar para as empresas que você consegue lidar com suas despesas.

Ficou interessado em saber mais sobre seu histórico de crédito? Continue conosco para entender um pouco mais sobre esse conceito, e sua importância no processo de aumento de score.

Como criar o seu histórico de crédito?

Mesmo que você tenha um score baixo, é possível que rapidamente, em poucos minutos, você já possa começar a desenvolver o seu histórico de crédito. Através dele, será possível demonstrar às empresas que analisam os seus dados, o seu comportamento como consumidor.

É importante entender que essa mudança de postura e atitude, só irá gerar de fato resultados a longo prazo. Em média, estima-se que demore cerca de 6 meses para conseguir retornos palpáveis.

Confira a seguir alguns exemplos de atividades que você pode fazer para conseguir desenvolver o seu histórico de crédito.

Atividades que ajudam a desenvolver um histórico de crédito

Como mencionamos mencionando o simples: criar uma conta bancária. Ter e saber administrar uma conta bancária é mais uma importante prova de como você pode lidar com suas responsabilidades financeiras.

Junto a isso, outro fator importante, é ter um cartão de crédito. Se você é responsável o suficiente para ter uma conta bancária, também deve ser para ter e administrar um cartão de crédito.

Outro aspecto importante é buscar ter vários pequenos modelos de crédito. Seja cartão de crédito, conta de celular, conta em lojas, etc. Se você já tem um score baixo, a cada aprovação de crédito, você terá o seu índice aumentado.

Por fim, o que já mencionamos aqui, pague suas contas em dia, evitando atrasar ou parcelar os pagamentos das faturas do cartão de crédito. Além de ser importante, também é sua obrigação como consumidor perante o mercado.

Simples, não é mesmo? Agora está com você! Busque organizar sua rotina para integrar atividades que aumentem seu score no seu dia a dia e também, busque ter um planejamento maior com suas finanças, para mostrar ao mercado a sua responsabilidade como consumidor. 

Leia também: Veja como ganhar cashback em aplicativos!

Share