O cartão Cidadão gera diversas dúvidas na maior parte das pessoas e por isso nós trouxemos um texto que explica detalhadamente como ele funciona. Confira:

Publicidade
Cartão cidadão: descubra a sua importância aqui!

A Caixa Econômica Federal é uma das maiores instituições do Brasil e também, a maior referência para todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas, já que é através dela que muitos têm acesso aos benefícios ofertados pelo governo.

Publicidade

Dentro dos serviços fornecidos pela Caixa, a maior parte deles é uma grande dúvida para algumas pessoas, uma vez que dificilmente atraem o foco da mídia para uma maior explanação. Levando isso em conta, iremos falar sobre o Cartão Cidadão, uma das maiores e mais importantes ferramentas dos clientes Caixa.

Fique conosco e entenda um pouco sobre cartão, suas funcionalidades e também como adquiri-lo.

O que é o Cartão Cidadão?

Cartão cidadão: descubra a sua importância aqui!

O Cartão Cidadão é um cartão destinado a todo cliente Caixa que possui ou tem direito a algum benefício social e/ ou trabalhista disponível para saque. Através dele você pode consultar seu saldo e acessar os menus dos seguintes auxílios:

  • Programa Integração Social (PIS);
  •  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Bolsa Família;
  • Abono Salarial;
  • Seguro desemprego.

Por meio desse cartão você poderá receber e sacar todos os valores referentes a esses benefícios, além disso, nos próprios caixas eletrônicos você consulta seus saltos, extratos e confere os próximos lançamentos dos benefícios.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Através de determinações do próprio Governo Federal, não é possível realizar a solicitação do cartão através da internet. Isso porque, segundo a determinação, é necessário um contato direto do solicitante com alguma das agências Caixas da sua cidade.

As formas para solicitar o Cartão Cidadão são através de ligações a Central de Atendimento usando o número 0800 726 0207 e informando os dados necessários para cadastramento ou comparecendo presencialmente em qualquer agência da Caixa do seu munícipio levando junto consigo o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado e de preferência no nome do solicitante.

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

Publicidade

Após a solicitação do cartão, dentro de alguns dias você o receberá na sua casa, através do endereço fornecido durante o processo de cadastramento. Quando receber seu cartão você deve seguir alguns passos para realizar o desbloqueio do mesmo. Confira abaixo as instruções:

Primeiro, deve-se ligar para o número 0800 726 0207 para ter acesso a central de atendimentos;

Publicidade

Feito o contato, basta selecionar a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão” e aguardar;

Durante o período de espera, você será questionado sobre algumas coisas para realizar o processo de confirmação de identidade. Basta responder as perguntas e aguardar;

Ao final disso, você terá seu cartão desbloqueado e poderá utilizá-lo em qualquer terminal de autoatendimento de qualquer agência Caixa no Brasil.

Como realizar a consulta do seu saldo através do Cartão Cidadão

Através do seu Cartão Cidadão você tem acesso a diversos benefícios social e/ou trabalhistas, junto a isso, você pode realizar a consulta do seu saldo de qualquer benefício. Basta conseguir acessar essas ferramentas de forma online, você precisa primeiro cadastrar uma senha de internet. Confira o passo a passo:

Basta buscar e acessar o site oficial do Banco Caixa e selecionar a opção do benefício desejado;

Antes de entrar, você precisará informar um dos dados a seguir, como por exemplo CPF, NIS ou e-mail e inserir sua senha cadastrada;

Após isso, realize as confirmações para identificar que você não é um robô;

Acessando o portal, basta clicar na opção “Cadastramento de senha internet”, para obter acesso aos recursos online, e em seguida clique na opção “Aceito”;

Após isso você será redirecionado para uma nova aba onde precisará realizar a confirmação na opção “Permissão para envio de e-mail”;

Acessando o seu e-mail você encontrará um e-mail de confirmação da Caixa. Basta acessá-lo, clicar no link dentro dele, criar sua senha de acesso através do site e confirmar.

Feita todas as etapas, basta você realizar o mesmo procedimento de acessar o site, porém agora, o caminho após o login é um pouco diferente. Basta clicar na opção “Extrato” para ter acesso ao menu de saldo dos seus benefícios disponíveis.

Outra opção é fazer a consulta do seu saldo através do contato disponível pelo SAC da Caixa. Basta utilizar o mesmo número citado anteriormente, 0800 726 0207, dentre os horários de 10h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Outra possibilidade é fazer a consulta através de um terminal de autoatendimento em uma agência ou lotérica da Caixa em sua cidade ou em qualquer outro município que possua uma agência Caixa.

Como proceder caso você perca a senha do seu Cartão Cidadão?

Algo que pode acontecer em algum momento é você esquecer a senha do seu Cartão Cidadão. Por isso não se desespere, vamos explicar como agir caso esse imprevisto ocorra. Confira abaixo o passo a passo de como proceder:

Entre em contato com o telefone já mencionado, 0800 726 0207;

Escolha a opção de atendimento “Cartão e senha do Cartão Cidadão”;

Opte por receber as informações com o seu CPF ou PIS;

Feito isso, será aberto um protocolo para substituição da sua senha e em poucos minutos você receberá a confirmação da solicitação;

Aguarde um período mínimo de duas horas para acessar a sua conta em qualquer lotérica ou agência. Esse período é necessário para a efetivação da solicitação de troca.

É possível cancelar o Cartão Cidadão?

Se em algum momento você perdeu ou teve seu cartão roubado, você pode sim solicitar o cancelamento do mesmo. O método mais simples é entrando em contato com a Caixa através do número 0800 726 0207, informar seus dados cadastrais e solicitar o cancelamento do cartão.

Após o deferimento desse pedido, você poderá realizar uma nova solicitação de cartão sem nenhuma taxa adicional, apenas precisará informar alguns dados novamente, porém com menos burocracia e mais agilidade.

Vale ou não a pena obter o Cartão do Cidadão?

Por fim fica o questionamento. Vale a pena solicitar o cartão? A resposta é clara, sim! O Cartão do Cidadão é o principal acesso do trabalhador aos seus benefícios e também é algo fundamental que os clientes Caixa devem ter. Busque a sua agência ou visite o site oficial da Caixa para solicitar o seu cartão.

Você pode se interessar em: Crédito ou Débito? Descubra qual é a melhor opção!

Share