Já ouviu falar na carta de crédito de consórcio, mas não sabe o que é e nem como funciona? Então, leia nosso artigo e fique bem informado!

Publicidade
Carta de crédito de consórcio: saiba o que é e como funciona!

O serviço de consórcio é muito popular e pode ser uma das portas mais importantes para aquisição de bens e serviços no país. No entanto, ainda que seja um serviço popular, nós podemos encontrar muitas dúvidas sobre este processo entre as pessoas.

Publicidade

E entre estas dúvidas, muitas são sobre a carta de crédito. Mas nós iremos te explicar tudo o que precisa saber sobre este serviço, veja:

Carta de crédito

Carta de crédito de consórcio: saiba o que é e como funciona!

A carta de crédito é um documento que permite que o cliente que contratou um consórcio realize a aquisição de um bem ou um serviço, que deve estar descrito na carta. Esta carta pode ser obtida a partir da contemplação ou da oferta de lances em um consórcio.

No entanto, muitos dos clientes que estão em consórcios não conhecem todas as regras deste serviço, uma das principais regras que constantemente é esquecida por eles é o prazo de validade da carta ou a possibilidade de vendê-la.

Falando de modo geral, a carta de crédito é um documento que é entregue ao consorciado depois da sua contemplação e este documento permite a compra do bem ou serviço descrito no contrato. 

Para fazer uma analogia, que torna mais simples a compreensão deste documento, podemos entendê-lo como um vale-compra,que o consorciado usará  para adquirir o produto que deseja. 

Mas, vale lembrar que para realizar esta transação o participante deve esperar para fazer o prazo de 180 dias após a sua contemplação ou é preciso esperar até que o grupo seja finalizado.

Publicidade

No entanto, este não é o único detalhe a ser observado sobre a carta de crédito pelos consorciados. É preciso ainda estar atento ao tempo de liberação e a validade da carta. 

Tempo de liberação da carta de crédito

Conforme dito anteriormente é preciso que o consorciado se atente ao tempo de liberação da carta, algo que comumente não é observado e pode acabar gerando algumas confusões. 

Publicidade

Isso porque a liberação da carta de crédito não acontece imediatamente após a liberação do consórcio. 

Basicamente, antes que o consorciado possa realizar uma compra utilizando o documento, a empresa que administra o consórcio deve realizar uma análise nas garantias exigidas para somente após a aprovação liberar o uso da carta.  

É importante ressaltar que a contemplação acontece mensalmente, normalmente durante as assembleias ordinárias do grupo. Mas, é importante observar que a contemplação pode ocorrer  a qualquer momento durante o prazo do consórcio. 

No entanto, caso seja do desejo do consorciado, é possível antecipar a contemplação, mas para que isso seja possível é preciso oferecer um lance. 

Qual é o prazo de validade da carta de crédito?

Outro ponto importante a ser observado sobre este documento é o seu prazo de validade. O consorciado que é contemplado não possui obrigação de utilizar a carta de crédito imediatamente. 

O consorciado tem o poder de escolher qual o melhor momento para utilizar a sua carta de crédito, mas é preciso que ele observe a regra de que a carta precisa ser utilizada até a realização da última assembleia do grupo. 

Leia também: Cheque Especial: Veja as principais vantagens e desvantagens deste serviço!

Share