Caixa Tem desrespeita regra de uso do Pix do Banco Central

Leia nosso texto abaixo para saber informações sobre o Caixa Tem ter desrespeitado as regras de uso do Pix do Banco Central!
Caixa tem desrespeita regra de uso do pix do banco central

O aplicativo Caixa Tem, utilizado principalmente para o pagamento de benefícios sociais, apresentou uma anormalidade com as novas regras de uso do Pix determinadas pelo Banco Central (BC). 

Com limite de R $ 1000 para transações realizadas por meio do Pix à noite ou pela manhã, mas com a possibilidade de o usuário modificar esse valor se desejar. No entanto, as instituições financeiras têm a obrigação de oferecer o mecanismo de alteração do limite de valor em suas solicitações.

Além disso, o app Caixa Tem ainda não disponibiliza a possibilidade de ajustar o limite de  transferências Pix. Portanto, o app Caixa viola uma regra de uso do Pix. Ressalta-se que, tanto a versão Android quanto a versão  iOS do Caixa Tem, ainda não possuem esta opção.

Publicidade

A Caixa pode ser multada por não oferecer a opção de limitar a operação por meio do Pix?

Caixa tem desrespeita regra de uso do pix do banco central

Por mais que o Caixa Tem ainda não tenha a opção de limitar o valor enviado via Pix, é importante ressaltar que o app já possui um limite pré-definido, para transações realizadas entre 6h e 20h o limite é de R $ 1200. Para transações feitas entre 20h e 6h, o limite é de R $ 1000, então as transferências  Pix do Caixa Tem já têm  limite.

Porém, por mais que sejam semelhantes, o limite determinado pelo Caixa Tem não concede ao cliente o controle para ele poder escolher o seu próprio limite, o que é ruim, pois o cliente pode querer optar por ter um limite para transações noturnas no Pix abaixo de $1.000.

Quanto à multa, o Banco Central prevê valores de até R $1 milhão para a instituição que infringir as regras do Pix. No entanto, o regulamento permite também  isentar desta multa, se a violação da regra for corrigida por iniciativa própria da instituição financeira, se não houver prejuízo a terceiros ou se a violação tiver limite de impacto.

Caberia, portanto, ao Banco Central definir se essa quebra de regra do Pix é de baixo impacto ou não. Afinal, o Caixa Tem,tem valor limitado para transações.

Qual é a lei do Pix?

O regulamento estabilizou a possibilidade de realização de operações PIX previamente agendadas, com base nesta funcionalidade o utilizador pagante vai poder agendar um pagamento para uma data futura.

Qual é a origem do Pix?

O Pix foi criado pelo Banco Central. A proposta é disponibilizar um meio de pagamento disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, rápido, com pagamento ou transferências em até 10 segundos, e prático, com uma experiência centrada no usuário.

É possível efetuar Pix na conta poupança da Caixa?

Como devo fazer para usar o Pix na CAIXA? Você necessita ter uma conta corrente, poupança ou poupança social e realizar o cadastro de uma chave Pix. Ela irá fazer a vinculação dos seus dados pessoais à sua conta.

O que devo fazer para desbloquear o Pix da Caixa pelo celular?

Quando você acessar o aplicativo, escolha a opção “Pix” e toque no botão “Vamos lá”; escolha quais as chaves você quer cadastrar, por exemplo, CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória, e clique em “cadastrar chaves selecionadas”; coloque a senha do Caixa Tem e toque no botão “Ok, entendi”. Pronto, as chaves já vão ser cadastradas

Procurando cartão…