Black Friday 2021: 10 dicas valiosas para você economizar

Para muitas pessoas, o dia mais esperado do ano é o da Black Friday. Mas cuidado com as promoções, leia nosso artigo e confira nossas dicas para que você aproveite as ofertas de forma consciente.
Black friday 2021: 10 dicas valiosas para você economizar

A Black Friday é um dos dias mais aguardados do ano por clientes e lojistas. Muitas pessoas esperam a chegada da Black Friday para comprar um celular novo, livros, notebook, videogame, dar aquela incrementada no PC ou também adiantar as compras de Natal da família e etc.

Já as empresas aproveitam para vender mais e mais, conquistar novos compradores tanto nas lojas físicas , quanto nas lojas online e fidelizar clientes.

Mas, saiba que você precisa ficar esperto e atento para conseguir aproveitar as melhores ofertas e comprar, realmente, aquilo que você precisa sem cair nas armadilhas da “Black Fraude”.

Publicidade

E mais: nessa época você deve ter ainda mais disciplina, por mais que as promoções sejam tentadoras, você pode acabar gastando mais do que já tinha previsto.

O que é a Black Friday?

Como aproveitar a Black Friday dos EUA e receber os produtos no Brasil -  TecMundo

Surgida nos Estados Unidos a Black Friday é considerada a data que “abre” o período de compras no final do ano.

Nos Estados Unidos, um dos feriados mais importantes de lá é o dia de Ação de Graças, que é celebrado sempre na quarta quinta-feira de novembro, todos os anos.

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter visto em algum filme, não é mesmo? As famílias se reúnem em grandes jantares, comem peru e fazem agradecimentos ao ano que tiveram.

No dia seguinte a este feriado chega a Black Friday: um dia todo em que os comerciantes oferecem descontos para acabar com os estoques e dar aquela aquecida nas vendas antes do Natal.

Qual é o dia da Black Friday?

A Black Friday tem início sempre no dia seguinte a quarta quinta-feira do mês de novembro, por exemplo, em 2021, a Black Friday será realizada no dia 26 de novembro.

É possível achar preços que são de fato muito bons para economizar muito na Black Friday, seguindo algumas dicas e tendo atenção com os valores.

Quando citamos para ficar atento aos valores, estamos falando sobre as fraudes que acontecem nesse dia com tantos descontos.

Veja abaixo 10 dicas para aproveitar melhor a Black Friday

  1. Faça uma lista e coloque os produtos que você quer;
  2. Faça uma pesquisa sobre as lojas com Black Friday;
  3. Compare os preços;
  4. Tenha cuidado com o preço do frete;
  5. Fique atento com a segurança do site;
  6. Tenha cuidado com o prazo de entrega;
  7. A melhor opção é pagar no cartão de crédito;
  8. Preste muita atenção nas condições de troca e garantia;
  9. Denuncie os golpistas;
  10. Controle os seus impulsos.

Abaixo, vamos te explicar um pouco dos detalhes de cada dica.

1. Faça uma lista do que você quer

Diversas pessoas acabam comprando muitos filmes e livros que ficam guardados por anos, compra um itens que não tem utilidade nenhuma, agem por impulso somente por que o preço caiu.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

2. Pesquise sobre as lojas com Black Friday

Um jeito simples e eficaz é fazer uma busca via Serasa, nas redes sociais e nos sites especializados em reclamações, por exemplo, o reclame aqui.

3. Compare os preços

Sabemos que é um desafio muito difícil saber se o que está sendo comprado tem um melhor valor e condições de pagamento mais interessantes.

Portanto, uma dica que eu dou é utilizar sites de comparação de preços e cupons de descontos que auxiliam a monitorar as melhores promoções da Black Friday.

4. Tenha cuidado com o preço do frete

Uma maneira muito comum dos vendedores tentarem te passar para trás é dando um bom desconto no produto, mas compensar essa quantia no preço do frete. Portanto fique atento a isso.

5. Fique atento com a segurança do site

A primeira dica para você garantir que está comprando em um ambiente seguro é observar se tem um símbolo de cadeado na barra de endereço, no alto, na esquerda, isso quer dizer que suas informações irão permanecer privadas e que não há risco de vazamento de dados.

6. Tenha cuidado com o prazo de entrega

Com a grande elevação das vendas, as transportadoras e os Correios ficam superlotados, e algumas lojas aumentam mais os prazos de entrega.

7. A melhor opção é pagar no cartão de crédito

Se o site que você deseja comprar só aceita pagamento por boleto, fique esperto! Pode ser cilada. Essa é uma maneira muito comum de golpe. Você paga o boleto, o site simplesmente desaparece e você fica sem o seu produto e sem seu dinheiro.

8. Preste muita atenção nas condições de troca e garantia

É sempre muito importante ter cuidado e olhar os termos e condições, tirar suas dúvidas pelo atendimento da loja e só realizar a compra depois de ter certeza que a sua compra está protegida.

9. Denuncie os golpistas

Se você encontrar um espertinho querendo aplicar golpes, não pense duas vezes e imediatamente denuncie para o Procon da sua cidade.

10. Controle os seus impulsos

Para evitar problemas, faça duas perguntas a você mesmo: 

  • Qual é a urgência desse produto na minha vida?
  • A compra cabe no meu orçamento?

Seja o mais sincero possível e para evitar comprar coisas desnecessárias.

Leia também: Com a alta da Selic, saiba quais são as melhores opções de investimentos!

Procurando cartão…