Banco Central: Mais de 2 mil chaves PIX foram vazadas, confira de qual banco foi!

Banco Central: Mais de 2 mil chaves PIX foram vazadas, confira de qual banco foi, lendo o texto a seguir!
Caixa: confira os empréstimos especiais para quem esta com o nome sujo!

O PIX foi um sistema criado pelo Banco Central do Brasil que disponibiliza transferências instantâneas de dinheiro a qualquer momento do dia, viabilizando transferências eletrônicas de qualquer valor entre pessoas físicas, empresas e o governo.

Desde sua criação, diversos criminosos tem se aproveitando desta ferramenta para aplicar golpes em vítimas. O vazamento das chaves PIX facilita a ação dos golpistas, sendo o terceiro incidente desde o lançamento deste sistema, em novembro de 2020.

A partir do nosso texto, confira todas as informações sobre o vazamento das chaves PIX e o que fazer nessa situação:

Publicidade

Banco Central comunica que mais de 2 mil chaves PIX foram vazadas

Caixa: confira os empréstimos especiais para quem esta com o nome sujo!

No início deste mês, o Banco Central comunicou que 2.112 chaves PIX foram vazadas. Estas informações estavam sob guarda do LogBank Soluções de Pagamento.

Segundo o Banco Central, os dados cadastrais vazados não impactam a movimentação em dinheiro, não havendo a exposição de dados protegidos pelo sigilo bancário, como senhas, saldos e extratos.

O incidente aconteceu em 24 e 25 de janeiro, ocorrendo o vazamento de dados como nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta.

Vale destacar que, deste o lançamento do sistema de pagamento eletrônico PIX, em novembro de 2020, este foi o terceiro vazamento de dados.

O primeiro vazamento aconteceu em setembro de 2021. Neste caso, o Banco Central informou que houve a exposição de 395 mil chaves PIX que estavam sob guarda e responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

O outro caso ocorreu em janeiro de 2022, no qual o Banco Central anunciou que aconteceu o vazamento de 160 mil chaves que estavam sob guarda da Acesso Soluções de Pagamento.

No caso mais recente, o Banco Central afirmou que as pessoas afetadas pelo vazamento serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento.

A entidade afirma que mesmo que algum criminoso esteja em posse das informações vazadas, não é possível ter acesso ao saldo ou lançamento da conta ou realização de pagamento, bem como transferências.

No entanto, a exposição de dados pode ser usada para aplicação de golpes, onde o golpista pode tentar convencer a vítima de que é funcionário de algum banco para conseguir a senha da pessoa.

Saiba o que fazer se sua chave PIX foi vazada

Caso você seja uma das vítimas do vazamento de dados, o Banco Central recomendou que se mantenha alerta, devendo tomar as seguintes medidas:


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

  • Nunca utilizar senhas fáceis de serem descobertas, como sequência numérica;
  • Manter-se alerta ao receber ligações de pessoas se passando por funcionários de bancos, não repassando dados pessoais, códigos recebidos por SMS ou senhas bancárias, muito menos permitir o acesso remoto ao aplicativo do banco;
  • Desconfiar de SMS enviados por números desconhecidos e nunca clicar em links enviados por estes números;
  • Ter cuidado com e-mails e páginas falsas que busquem se passar por alguma instituição financeira.

Você também pode se interessar por…

Fique atento as principais notícias do mundo das finanças através dos textos presentes em nosso site. Para isso, leia outro texto que preparamos para você, acesse clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…