Banco Central: Criminosos criam golpe que simula nova funcionalidade da plataforma!

Banco Central: Criminosos criam golpe que simula nova funcionalidade da plataforma, leia o texto abaixo para descobrir tudo sobre!
Banco central: criminosos criam golpe que simula nova funcionalidade da plataforma!

O Banco Central é uma instituição que tem como intuito garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional, além de também ser responsável por regulamentar o sistema financeiro do país.

Recentemente, o BC lançou uma nova funcionalidade que auxilia os cidadãos e empresas a consultarem se eles têm algum dinheiro a receber de instituições financeiras. No entanto, a novidade já se tornou alvo de criminosos que querem utilizar a plataforma para aplicar golpes.

A partir do nosso texto, saiba como funciona esse novo golpe e o que fazer para evitá-lo:

Publicidade

Banco Central do Brasil: Sistema Valores a Receber

Banco central: criminosos criam golpe que simula nova funcionalidade da plataforma!

O Banco Central do Brasil tem a missão de garantir a estabilidade financeira do país, sendo uma autarquia federal autônoma, operando com supervisão do governo federal e estando ligada diretamente ao Ministério da Economia.

O BC foi criado em 31 de dezembro de 1964 pela Lei n° 4.595 e iniciou suas atividades em março de 1965, tendo em vista que a Lei n° 4.595 entrou em vigor 90 dias após sua publicação.

Há poucos dias, a instituição disponibilizou uma nova funcionalidade em seu site para clientes e empresas consultarem se têm algum valor pendente a receber de instituições financeiras, o Sistema Valores a Receber.

O Sistema Valores a Receber é um serviço destinado a pessoas físicas e jurídicas para a consulta de possíveis valores a receber de bancos e demais instituições do sistema financeiro. Em caso de saldo positivo, você pode solicitar a devolução através do próprio site do Bacen.

Saiba como funciona o golpe

O novo Sistema Valores a Receber já entrou na mira dos criminosos, os quais aplicam um golpe que começa ao entrar em contato com a vítima, relatando que esta tem uma quantia a receber do Banco Central.

No entanto, para conseguir obter o dinheiro esquecido, a pessoa deve clicar em um link criado pelos criminosos que é enviado no e-mail ou em um aplicativo de mensagens.

Vale destacar que os golpistas não querem roubar o dinheiro esquecido, pois este tende a ser mínimo. Os criminosos tem como intuito principal obter os dados pessoais e bancários da vítima para utilizá-los em outros golpes.

Dentre os golpes que podem ser aplicados após o roubo dos dados da vítima através da fraude do Sistema Valores a Receber, temos compras no crediário e acesso ao celular da vítima e ao internet banking.

Caiu no golpe? Veja o que fazer!

Caso você tenha caído no golpe, é indicado que você reúna provas para fazer uma queixa na polícia, seja prints de WhatsApp, áudios, históricos de ligações, entre outros. É essencial que todas as informações sejam entregues em sede policial, pois essa prática configura crime de estelionato.

Nesse caso, tanto o banco quanto o fraudador podem ser punidos, pois a responsabilidade de conferir a idoneidade dos clientes e dá instituição financeira.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Vale lembrar que o Banco Central não entra em contato direto com os cidadãos, sendo necessário acessar o sistema Valores a Receber para solicitar as quantias a serem recebidas.

Você também pode se interessar por…

Continue no nosso site para manter-se informado sobre as novidades do mundo das finanças. Para isso, leia outro texto que preparamos para você, acesse clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…