loader image
Pesquisar
Close this search box.

Banco Central anuncia novo recorde de transações pelo Pix em um único dia

Banco Central anuncia novo recorde de transações pelo Pix em um único dia, leia o texto abaixo e descubra tudo sobre!

O Pix se popularizou muito desde o seu lançamento e, atualmente, nós podemos encontrar vários estabelecimentos comerciais brasileiros usando esta modalidade de pagamento. A popularidade do Pix é tanta que o Banco Central (BC) anunciou um novo recorde de operações, em um dia no sistema de transações instantâneas.

Segundo as informações do Banco Central, na sexta-feira, 06 de maio, foram realizadas 73.198.432 transações Pix, o que estabelece um novo recorde, superando a marca de 63.504.253 transações, que havia sido alcançada em abril. 

O Pix 

Logo PIX 3D Credito Freepik Digital Money Informe

O Pix chegou ao mercado brasileiro revolucionando a forma de realizar pagamentos e, apesar dele ter sido lançado em novembro de 2020, atualmente esta é uma das transações mais utilizadas. 

Em todos os tipos de estabelecimentos comerciais encontrados, o Pix se faz presente entre as formas de pagamento disponíveis, sejam em comércios físicos ou virtuais. Muito da popularidade do Pix está ligada a forma rápida e simples de realizar pagamentos, bem como pela ausência de taxas e tarifas nas transações. 

Além disso, o pagamento por Pix acontece de forma instantânea, o que significa que o dinheiro cai na conta de quem deve receber de forma extremamente rápida. Atualmente, o número de chaves Pix cadastradas no Brasil supera a marca de 430 milhões, e cresce a cada dia. 

Novidades no Pix 

Inicialmente o Pix só tinha uma função que era a de transferência, sua mais conhecida entre os usuários. Mas, em novembro de 2021, foram anunciadas duas novidades desta modalidade de pagamentos. 

As novas funcionalidades que chegaram ao mercado são o Pix Saque e Pix Troco, funcionalidades estas que permitem que estabelecimentos comerciais sejam credenciados para a realização de saques e trocos em moeda corrente. 

Mas, as novidades do Pix acabaram não chamando muito a atenção dos usuários, resultando em uma negativa adesão. Dessa forma, foram pensadas e desenvolvidas novas medidas envolvendo o Pix, na tentativa de lançar soluções mais atrativas. 

De acordo com informações divulgadas recentemente, o Pix deve ter novidades nas próximas semanas. As expectativas para a chegada dessas novidades são enormes, visto que é prometido que as operações financeiras no país serão transformadas pelos aprimoramentos que o Pix está sofrendo. 

No entanto, não foram divulgados detalhes sobre estas alterações na operação, portanto, é preciso aguardar pelo lançamento que ocorrerá nas próximas semanas. 

Pix parcelado: conheça os riscos 

Uma das funcionalidades liberadas por alguns bancos recentemente é o parcelamento do Pix, mas especialistas da área financeira alertam os clientes para os riscos de endividamentos com esta função. 

Ainda que parcelar os pagamentos por Pix seja algo atrativo, os especialistas alertam para o fato de que esta pode ser uma forma arriscada de gerir as finanças e pode acabar contribuindo para o acúmulo de dívidas. 

Sendo assim, é aconselhável que a utilização do Pix continue seguindo os critérios de compras com cartão de crédito, por exemplo. Contudo, caso o usuário tenha a necessidade de parcelar o Pix, é recomendado não estender por muito tempo as parcelas para evitar  uma “bola de neve”.