loader image
Pesquisar
Close this search box.

Auxílio Brasil: Como se inscrever

Auxílio Brasil: Descubra como se inscrever, lendo o nosso texto abaixo!

O programa Auxilio Brasil do Governo Federal tem como principal objetivo oferecer auxílio financeiro para as famílias que estão em situação de extrema pobreza. 

No entanto, para se cadastrar neste programa é preciso que os cidadãos estejam atentos a algumas regras. Nós vamos te mostrar quais são os pré-requisitos para o cadastro nesse programa e a seguir te ensinar a fazer o seu cadastro. Confira:

Quem pode se cadastrar no Auxílio Brasil

auxilio brasil verde amarelo

Conforme dito anteriormente o programa Auxilio Brasil, que substitui o Bolsa Família, é destinado para as famílias que estão em situação de pobreza extrema. 

Portanto a principal regra estipulada pelo programa refere-se a renda das famílias sendo ele destinado para as pessoas que vivem com uma renda mensal  contam com uma renda familiar mensal per capita de até R$105,00, estando estas na faixa da extrema pobreza. 

Além destas famílias, aquelas que fazem parte do grupo de famílias em situação de pobreza também acessam o direito ao Auxilio Brasil, neste caso a renda mensal deve ser de 105,01 a R$210,00.

Se a renda da sua família obedece a estes valores, isso significa que você tem direito à inclusão no programa social do Governo Federal, que é de responsabilidade do Ministério da Cidadania, mesmo ministério responsável por gerenciar os benefícios concedidos pelo programa, assim como o envio de recursos para pagamento.

No entanto, além de fornecer acesso a direitos básicos como alimentação e moradia, o Auxílio Brasil tem também como um de seus objetivos a autonomia dos cidadãos. 

Desta forma os valores destinados às famílias devem servir para a superação de dificuldades econômicas e alcance da autonomia e superação das situações de vulnerabilidade social em que as famílias em situação de extrema pobreza e pobreza vivem. 

Como se cadastrar no Auxílio Brasil

O cadastros de pessoas no Auxilio Brasil é feito da mesma forma como aconteceria no Bolsa Família, programa que o antecedeu, sendo ele feito a partir dos cadastros do CadÚnico. 

Portanto, para que você tenha acesso aos valores do programa é necessário que esteja com um Cadastro Único ativo.

Para aqueles que recebiam o benefício do Bolsa Família a inclusão no novo programa foi automática, ou seja, não há nenhum processo de cadastro que precise ser realizado. 

Além disso, quem está cadastrado no CadÚnico também não precisa fazer recadastramento para ser incluído no Auxílio Brasil.

Para receber o benefício você deve se encaixar nos pré-requisitos citados acima e, se não tiver um cadastro no Cadastro único deve fazê-lo. 

O cadastro é feito nos CRAS das cidades brasileiras, sendo estes Centros de Assistência Social localizados em diversos bairros. 

Para fazer o seu cadastro compareça a um destes serviços com o seu CPF, RG e um comprovante de residência. 

No local você receberá as instruções e atendimento de um dos responsáveis, que deve te auxiliar no processo. 

Mas, ainda que o seu cadastro seja feito, não há garantia da liberação do Auxílio Brasil, tendo em vista as regras próprias do programa.