Ansiedade financeira: Saiba como lidar nos momentos de preocupação!

Ansiedade financeira: Saiba como lidar nos momentos de preocupação, lendo o texto abaixo!
Ansiedade financeira: saiba como lidar nos momentos de preocupação!

A ansiedade financeira é a sensação de preocupação, medo e desconforto relacionados ao dinheiro. Esse sentimento pode vir à tona por conta de diversas razões, como falta de saldo na conta corrente, dificuldade na hora de tomar decisões, insegurança quanto ao futuro, entre tantos outros motivos.

Com a pandemia de Covid-19, muitos brasileiros perderam seus empregos e sofreram com a grave crise econômica e, após este período, a ansiedade e preocupação com o dinheiro se tornou algo ainda mais presente na vida dos brasileiros.

A partir do nosso texto, veja maneiras de auxiliar na redução da ansiedade financeira na sua vida:

Publicidade

Saiba como atenuar os efeitos da ansiedade financeira

Ansiedade financeira: saiba como lidar nos momentos de preocupação!

Em 2019, um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que o Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas do mundo, sendo mais de 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.

A alta da inflação em 2021 acarretou o endividamento de diversas famílias brasileiras, afetando não só o bolso mas também a menta de pessoas que precisam trabalhar ainda mais para ter condições de bancar as despesas básicas.

De acordo com o estudo divulgado pelo Instituto britânico Money and Mental Health, quem sofre de problemas de saúde como a ansiedade tende a tomar decisões financeiras piores, prejudicando ainda mais sua situação.

Por isso, a seguir, veja dicas de como atenuar os feitos da ansiedade na sua vida:

Estabeleça prioridades

Quando temos muitos problemas, costumamos pensar que é muita coisa para resolver, podendo ocasionar em uma paralisação diante de tantas dívidas, onde muitas pessoas ficam sem saber por onde começar.

O fato de possuir muitas dívidas e as empresas ligarem cada vez mais para o seu telefone para realizar cobranças, faz com que essa ansiedade piore e você tenha vontade de fugir.

No entanto, é necessário começar a resolver seus problemas de algum lugar, pois fugir não vai resolver nada. Para isso, relacione todas as suas dívidas e comece a estabelecer prioridades.

Para isso, você deverá verificar qual é a dívida mais grave e a que mais lhe trará consequências, caso você deixe de pagar e estabelecer pequenas ações que você tem condições de tomar para resolvê-la.

Peça ajuda

Quando se trata de ansiedade, é necessário pedir ajuda de um profissional qualificado para lhe auxiliar, pois muitas pessoas nesta situação podem desenvolver quadros de depressão simultaneamente.

Vale destacar que quem sofre de algum distúrbio mental ou psicológico não é culpado disso, sendo indicado também procurar profissionais de educação financeira para lhe auxiliar na resolução do endividamento.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Foque no lazer

Para organizar sua vida financeira, você não precisa eliminar o lazer da sua vida, pois esses momentos são remédios contra a ansiedade e os problemas emocionais.

É possível aproveitar momentos de lazer sem gastar nada ou quase nada, seja através de atividades ao ar livre, passeio, entre outros.

Essa dica é muito importante pois a fata de tempo para o lazer estimula o estresse e outros distúrbios de saúde.

Você também pode se interessar por…

Para ficar informado sobre as novidades do mercado financeiro, continue no nosso site. Para isso, leia outro texto que preparamos para você, acesse clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…