Aceitei ser sócio do Nubank; preciso declarar no Imposto de Renda em 2022?

Aceitei ser sócio do Nubank; preciso declarar no Imposto de Renda em 2022?Leia o texto abaixo para saber tudo sobre!
Aceitei ser sócio do nubank; preciso declarar no imposto de renda em 2022?

No dia 9 de dezembro de 2021, aconteceu a Oferta Pública Inicial (IPO), mais especificamente na Bolsa de Valores de Nova York, sendo esta uma das bolsas de valores mais importantes do mundo e controlando uma grande quantidade de ações das instituições financeiras.

Como uma forma de agradecer o apoio dos clientes, o Nubank disponibilizou a opção de adquirir o BDR, que nada mais é do que comprar uma ação do exterior sem a necessidade de investir diretamente naquele país e, no caso do Nubank, quem realizou essa compra acabou se tornando sócio da empresa.

Pensando nisso, muitas pessoas começaram a se questionar se, a partir do ano de 2022, elas vão precisar realizar a declaração do imposto de renda, visto que o rendimento será maior. Vamos responder essa pergunta ao decorrer do texto!

Publicidade

Como funciona a sociedade com o Nubank?

Aceitei ser sócio do nubank; preciso declarar no imposto de renda em 2022?

Infelizmente, apesar de muitas pessoas terem adquirido o BDR, algumas nem sabem exatamente como irá funcionar essa sociedade com o Nubank, mas como a empresa deu a oportunidade, elas acabaram aderindo.

Todo o processo será feito através do NuSócios e, apesar de ainda não ter um valor definido em cima do processo, sabe-se que terá o valor de cerca de 1/6 da ação ordinária classe A da Nubank.

Acreditamos que é importante ressaltar que a palavra sócio é apenas uma colocação, visto que apesar de comprar uma parte da ação, o cliente do Nubank que fizer este investimento não será sócio de fato, não possuindo assim o direito ao voto dentro da instituição.

Comprei o BDR, preciso declarar o imposto de renda em 2022?

Isso irá depender da forma que o BDR foi inserido na sua vida. Se você ganhou uma parcela do Nubank ao invés de ter comprado da empresa, ele não precisará ser declarado no seu próximo imposto de renda, afinal não foi uma compra consciente visando trazer lucros.

Contudo, caso você tenha adquirido o BDR de forma consciente, mas nos anos anteriores você ainda não declarava o IR, você precisará começar a declarar, pois essa parcela que foi comprada não fica dentro da parte de Isenção Tributária e será necessário realizar o pagamento referente a taxa do que está sendo ganho.

Por fim, se você já declarava o IR nos anos anteriores, será necessário introduzir o BRD do Nubank nas suas declarações, afinal será mais uma forma de rentabilidade que você terá na sua renda anual e, como exige o pagamento tributário sobre as taxas, ele precisará estar dentro dos seus ganhos.

Quem ganhou a parcela do BDR, precisará começar a se preocupar com o Imposto de Renda a partir do ano de 2023, visto que você passará um período de 12 meses com o certificado bloqueado. Quem comprou, já precisa ver isso no ano de 2022.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para que você consiga se organizar financeiramente e não perca os prazos de declaração de imposto de renda no próximo ano, algo muito importante para ficar com as suas contas em dia na Receita Federal.

Procurando cartão…