loader image
Pesquisar
Close this search box.

7 dicas essenciais para não cair na malha fina do Imposto de Renda 2022

7 dicas essenciais para não cair na malha fina do Imposto de Renda 2022, leia o texto abaixo para descobrir todas as dicas!

O período de declaração do Imposto de Renda de 2022 já começou e com ele volta um velho medo dos contribuintes: cair na malha fina. 

De modo sucinto, essa expressão quer dizer que a Receita Federal encontrou inconsistências na sua declaração, e se você quer saber como evitar que isso aconteça com você continue lendo para ver as 7 dicas de como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda de 2022: 

1. Tenha os documentos disponíveis 

ebook imposto de renda investimentos

Uma das dicas mais importantes para realizar a declaração do IR de forma correta é reunir todos os documentos pessoais, comprovantes, recibos de rendimentos e outros gastos dedutíveis e tê-los disponíveis.

Estar com estes documentos em mãos, disponíveis na hora de fazer a sua declaração pode deixar o processo muito mais fácil e organizado, assim você também conseguirá comprovar as informações declaradas. 

2. Atenção na hora de digitar 

Na hora de fazer a declaração do IR toda atenção é pouca, e no momento de digitar este fato é de suma importância. Isto porque, caso você informe valores errados à Receita, seja por conta de um dígito a mais ou a menos, toda a sua declaração pode ficar comprometida e, dessa forma, você terá mais chance de cair na malha fina. 

Após o preenchimento das informações lembre-se de checar se elas foram digitadas da maneira correta, verifique sempre se está tudo certo antes de continuar para evitar erros.  

3. Rendimentos isentos também precisam ser declarados

É importante lembrar que os rendimentos que não possuem uma tributação como, por exemplo, bolsa de estudos, herança ou doações também precisam entrar na sua declaração de IR e caso eles não sejam informados podem acabar te fazendo cair na malha fina.  

4. Tenha atenção na declaração de dependentes 

É preciso que você declare todos os rendimentos recebidos pelos seus dependentes, ainda que eles sejam menores de idade. 

Portanto, é preciso que você tenha muita atenção ao fazer a declaração dos dependentes. Atentando-se ainda ao fato de que a pessoa só pode ser inscrita como dependente em uma declaração do IR. 

5. Seja honesto na hora de inflar o valor dos seus bens

Se você precisa declarar veículos, imóveis ou outros bens, precisa ser sincero em relação ao valor destes, declarando o valor pago pela aquisição e não o valor correspondente no mercado atual.

É importante manter a atenção nesta etapa, visto que a alteração do valor dos seus bens, de acordo com o valor no mercado atual, podem acabar alterando de forma significativa o valor do seu patrimônio, o que pode gerar uma inconsistência na declaração dos seus dados. 

6. Informe o saldo das suas contas bancárias de forma correta 

Se você possui um saldo acima de R$ 140 em contas bancárias, vai precisar incluí-los na sua declaração. 

E na hora de fazer isso, você deve informar o saldo de maneira correta, e se tiver conta em mais de um a instituição declare todos os seus saldos para evitar inconsistências.   

7. Acompanhe o andamento da declaração 

Após o envio dos seus dados da declaração online do IR 2022, a Receita Federal leva 48 horas para cruzar os seus dados com as instituições financeiras. 

No caso de alguma inconsistência, você poderá acessar as pendências e regularizar as informações no prazo estipulado, portanto, acompanhe o andamento e o status da sua declaração para evitar a perda deste prazo.