6 casos em que o FGTS não pode ser utilizado para financiar imóveis

Leia o texto a seguir para descobrir quais os 6 casos em que o FGTS não pode ser utilizado para financiar imóveis!
6 casos em que o fgts não pode ser utilizado para financiar imóveis

Nem todo mundo sabe disso, mas o saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagar a sua casa, ou para quem quer comprar ou construir um imóvel. 

Para uso residencial, você pode usar o saldo do FGTS no momento da negociação, como entrada de financiamento, como parte do pagamento ou do valor total, porém há casos em que não é possível utilizar o fundo para financiar imóveis . Para saber mais, dê uma olhada abaixo.

6 situações em que não é possível utilizar o saldo do FGTS para financiamento de imóveis

6 casos em que o fgts não pode ser utilizado para financiar imóveis

É possível a utilização do FGTS em determinados casos especiais, como amortização ou pagamento do saldo devedor, ou no pagamento de parte das parcelas.

Publicidade

Mas também existem alguns casos em que não é possível a utilização do saldo do FGTS. Confira-os, a seguir:

  • Imóvel comercial;
  • Propriedade rural;
  • Reformar ou ampliar seu imóvel;
  • Simultaneamente adquire terreno sem construção;
  • Aquisição de materiais de construção;
  • Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outros.

Para utilizar o valor do financiamento, o adquirente deve comprovar no mínimo três anos de atuação no regime do FGTS, além dos períodos trabalhados, seguidos ou não, na mesma empresa ou em empresas diferentes. Não deve ter financiamento em atividade no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do país.

Além disso, você não pode ser o proprietário, possuidor, comprador potencial, proprietário efetivo ou cessionário de um residencial urbano, ou a parte residencial de um imóvel misto, concluído ou ainda em construção, localizado no concelho da atual residência. Para mais informações, visite o site da Caixa.

Como usar o FGTS no pagamento?

Para  uma nova amortização com o FGTS é preciso esperar dois anos e realizar um novo pedido, respeitando este prazo, o fundo pode ser utilizado muitas vezes para reduzir até 80% do valor do depósito ou para pagar a parcelas.

Quantas vezes posso usar o FGTS para comprar um imóvel?

Não há limites estipulados. Você pode usar o fundo de garantia quantas vezes você precisar, desde que não haja impedimento nem do comprador nem da casa ou apartamento a adquirir.

Qual  a única situação em que você tem permissão para usar o FGTS com um imóvel em seu nome?

Com o FGTS, somente podem ser adquiridos bens financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que também devem estar dentro de um limite de valor que é reajustado

periodicamente. Além disso, esta casa ou apartamento deve ser urbano (ou seja, dentro da cidade), residencial e destinado à habitação do trabalhador.

Dá para usar o do Fundo de Garantia para adquirir o segundo imóvel?

Você pode sim usar o FGTS para comprar outro imóvel no caso da propriedade da fração ideal ser igual ou menor do que 40% do total do imóvel.

Quais imóveis são possíveis de ser comprados com o FGTS?

Existe restrições para o tipo de imóvel a ser comprado quando você vai usar os recursos do FGTS? A resposta é sim, você pode apenas adquirir imóvel residencial urbano, novo, usado, concluído ou em construção para você morar.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Procurando cartão…